terça-feira, 29 de maio de 2012

Produtos feitos a partir do petróleo

     Além de garantir que o seu carro funcione, o petróleo é substância presente em vários outros produtos utilizados em nosso dia a dia.

O petróleo é um óleo de origem fóssil formado em rochas sedimentares, usado na produção de gasolina, querosene, diesel, óleo lubrificante, asfalto, ceras e outros derivados importantes para a economia de todo o mundo. Além disso, o petróleo serve de base para a fabricação de vários produtos usados no nosso dia a dia, como cosméticos, tintas, acessórios, roupas e produtos plásticos.
Na sua maleta de maquiagens, de acessórios, em suas roupas, bijuterias e no seu kit de higiene pessoal pode conter muito mais do “ouro negro” do que você imagina. Confira:

Tintas

baldes de tintaNa fabricação das tintas são usados produtos como pigmentos,diluentes, óleos secativos, solventes e resinas. Os solventes, substâncias obtidas através dos processos de derivação do petróleo, são adicionados às tintas insolúveis para deixá-la mais fluídas .

Chiclete

moça mascando chicleteOs chicletes e gomas de mascar são adorados por todos, mas o que muita gente não sabe é que eles são produzidos com substratos do petróleo. Os chicletes são feitos de polímeros, provienientes do petróleo, responsáveis pela ”agradável” textura, e que demoram pra se decompor.

Batom

batonsMuitos cosméticos têm em sua composição subprodutos do petróleo, matéria-prima para a fabricação de componentes comoglicol, corantes e propileno, principal responsável pela fixação dos pigmentos das maquiagens.
Com a preocupação com o meio ambiente e a procura por fontes renovaveis de energia, é cada vez mais comum a busca de material para substituir o uso de petróleo em nosso dia a dia.

http://www.zun.com.br/produtos-feitos-a-partir-do-petroleo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário